22/03/2009

Reinstate Chaos.

Loop Bender. Um original Loop Le Monkey.

Faz meses que eu venho pesquisando o Quartz Composer e sua integração com o motiondive. Mas, dessa vez, não tem nenhum truque de programação, nenhum hack: é só a boa e velha interface midi, usando as superfícies de controle de maneiras inesperadas.

Quem acompanha o blog já viu vários posts sobre o monome, com videos de artistas usando-o pra controlar um loop slicer. Era mais ou menos essa a função que eu vinha tentando emular usando o Quartz, até que ontem eu consegui um breakthrough: mapeei três comandos do motiondive nos pads sensíveis à pressão do controlador m-audio (axiom 25).



Os comandos "loop play position", "loop start position" e "color EQ - fore" foram mapeados nos 6 primeiros pads (3 pra cada canal). Os pads estão configurados pra mandar somente os dados de pressão (de 0 a 127), e não notas. Quando tiro a pressão do pad, o valor volta a zero. Como o Cláudio comentou ontem, os vídeos ficaram mais elásticos; por isso, batizei essa função de loop bender. 

(Não sei se alguém já tinha feito uma implementação semelhante...)

Parece uma coisa simples, mas a interface ficou muito, muito boa. Os pads do axiom são extremamente sensíveis, e a impressão que tenho é que consigo tocar nos clipes; controlando a pressão nos pads eu consigo um resultado mais orgânico (ou, talvez, caótico?) do que somente usando os controles rotatórios do MD-P1.

Na sequência, o clipe de teste de conceito ao som do Prodigy.



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
 
BlogBlogs.Com.Br