12/12/2009

Weather Monkey

Faz tempo que eu não escrevo nada aqui pro blog. Mas não é sem motivo: estou terminando os créditos no mestrado e comecei o trabalho de campo para a dissertação. E é sobre isso, algo que não tem nada a ver com o LLM que eu resolvi escrever hoje...

Quem me segue no twitter (@chicorasia) pode ter visto uns comentários sobre Storm Chasers. Além de ser fã da série ultra-mega-weather-geek, minha pesquisa é fortemente inspirada pelos métodos, plataformas e equipamentos usados pelos malucos norte-americanos. É claro que não temos sequer uma fração do dinheiro que a equipe do Wurman tem...


Para minha pesquisa, transformei minha picape em uma mesorrede móvel, uma estação meteorológica sobre rodas; levei quase dois meses construindo os componentes de madeira e os mastros metálicos, cabos, conectores, tirantes... Finalmente, essa semana consegui fazer as primeiras medições (com ajuda da @simonecdias), em dois pontos de Curitiba. Com as medições de vento a 3m e 5m de altura (nunca feitas aqui na cidade), pretendo alimentar um modelo digital da dispersão dos poluentes dos carros e ônibus das avenidas estruturais de Curitiba, para compreender os impactos das alternativas de zoneamento, ocupação do solo e tipos de edificações sobre a dispersão desses poluentes. Um fragmento da pesquisa - o projeto piloto na zona central de Curitiba - pode ser visto na minha página no Slideshare.


Nada que se faz ou se aprende é perdido, por mais disperso que possa parecer. Em um trabalho como esse, muito da experiência com o LLM - elementos de programação, compreender diferentes interfaces entre hardware e software, fundamentos de cibernética - está encontrando nova aplicação. E quem vier assistir nossas próximas apresentações pode encontrar mapas meteorológicos e simulações de vento no meio da fuzarca visual...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
 
BlogBlogs.Com.Br