24/12/2009

Eee PC dual-boot

O setup LLM acaba de ganhar mais uma arma: um netbook Asus Eee PC 1005. Mas nenhum geek que se preza se contentaria em usar o Windows XP - um OS de quase dez anos atrás - em um computador novo. Assim, orgulhosamente apresentamos o Guia LLM para fazer um Eee PC dual-boot.



1. O que você vai precisar

- Eee PC
- Drive de DVD externo (opcional)
- DVD de recuperação do Windows XP (que acompanha o netbook)
- Distribuição GNU/Linux da sua preferência (recomendo o Ubuntu Desktop 9.10, mas existe também o Ubuntu Netbook Remix)
- Pendrive de 1gb ou uma mídia CDR para gravar um LiveCD do Ubuntu

2. Como fazer

ATENÇÃO: esse procedimento pode causar a perda de dados. Faça uma cópia de segurança de seus arquivos antes de começar.

A maneira mais eficiente de se instalar o Ubuntu em um netbook é a partir de um pendrive USB bootável; existem programas para fazer isso tanto no windows quanto no GNU/Linux, e no site oficial do Ubuntu você pode encontrar instruções. A alternativa é gravar o instalador em uma mídia CDR e instalar a partir do drive externo, o que demora mais tempo.

O hd do Eee PC vem formatado de fábrica com quatro partições: três NTFS (sistema operacional, armazenagem de arquivos e imagem para recuperação rápida do sistema) e uma de formato desconhecido, que possibilita a função BOOT BOOSTER. Você pode usar o disco de restauração do Windows XP para recuperar essa configuração de fábrica.

Desabilite a função Boot Booster na BIOS do Eee PC, verifique a sequência de discos de boot - ¨USB device" deve estar acima do hd na lista de prioridade. Inicialize o computador pelo LiveCD (ou pendrive), selecione a língua de sua preferência e a opção "experimentar o Ubuntu sem fazer alterações no seu computador".

O Ubuntu traz um programa para manipulação de partições do disco, chamado GParted, que pode ser encontrado em System > Administration > GParted. Use o programa para redimensionar a partição de sistema do Windows (a primeira) e apague a segunda partição, deixando espaço livre entre a primeira e a terceira partições. Essa é a partição que irá abrigar o Ubuntu e não é necessário formatá-la. Não altere as duas últimas partições. Aplique as alterações e reinicie novamente o computador (pelo pendrive ou LiveCD).

Agora, selecione "instalar Ubuntu". Siga os passos do assistente. Quando ele perguntar qual partição usar, selecione a partição que foi deixada livre. O próprio assistente irá formatar essa partição com espaço para o OS, swap e tudo o mais.

Para terminar, reative a função Boot Booster na BIOS. Agora, toda vez que o netbook for reiniciado, ele abrirá uma janelinha do GRUB perguntando qual OS você deseja usar.

Voilá! Seja bemvindo ao mundo do software livre.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
 
BlogBlogs.Com.Br