24/12/2009

Eee PC dual-boot

O setup LLM acaba de ganhar mais uma arma: um netbook Asus Eee PC 1005. Mas nenhum geek que se preza se contentaria em usar o Windows XP - um OS de quase dez anos atrás - em um computador novo. Assim, orgulhosamente apresentamos o Guia LLM para fazer um Eee PC dual-boot.



1. O que você vai precisar

- Eee PC
- Drive de DVD externo (opcional)
- DVD de recuperação do Windows XP (que acompanha o netbook)
- Distribuição GNU/Linux da sua preferência (recomendo o Ubuntu Desktop 9.10, mas existe também o Ubuntu Netbook Remix)
- Pendrive de 1gb ou uma mídia CDR para gravar um LiveCD do Ubuntu

2. Como fazer

ATENÇÃO: esse procedimento pode causar a perda de dados. Faça uma cópia de segurança de seus arquivos antes de começar.

A maneira mais eficiente de se instalar o Ubuntu em um netbook é a partir de um pendrive USB bootável; existem programas para fazer isso tanto no windows quanto no GNU/Linux, e no site oficial do Ubuntu você pode encontrar instruções. A alternativa é gravar o instalador em uma mídia CDR e instalar a partir do drive externo, o que demora mais tempo.

O hd do Eee PC vem formatado de fábrica com quatro partições: três NTFS (sistema operacional, armazenagem de arquivos e imagem para recuperação rápida do sistema) e uma de formato desconhecido, que possibilita a função BOOT BOOSTER. Você pode usar o disco de restauração do Windows XP para recuperar essa configuração de fábrica.

Desabilite a função Boot Booster na BIOS do Eee PC, verifique a sequência de discos de boot - ¨USB device" deve estar acima do hd na lista de prioridade. Inicialize o computador pelo LiveCD (ou pendrive), selecione a língua de sua preferência e a opção "experimentar o Ubuntu sem fazer alterações no seu computador".

O Ubuntu traz um programa para manipulação de partições do disco, chamado GParted, que pode ser encontrado em System > Administration > GParted. Use o programa para redimensionar a partição de sistema do Windows (a primeira) e apague a segunda partição, deixando espaço livre entre a primeira e a terceira partições. Essa é a partição que irá abrigar o Ubuntu e não é necessário formatá-la. Não altere as duas últimas partições. Aplique as alterações e reinicie novamente o computador (pelo pendrive ou LiveCD).

Agora, selecione "instalar Ubuntu". Siga os passos do assistente. Quando ele perguntar qual partição usar, selecione a partição que foi deixada livre. O próprio assistente irá formatar essa partição com espaço para o OS, swap e tudo o mais.

Para terminar, reative a função Boot Booster na BIOS. Agora, toda vez que o netbook for reiniciado, ele abrirá uma janelinha do GRUB perguntando qual OS você deseja usar.

Voilá! Seja bemvindo ao mundo do software livre.

14/12/2009

Acumulou. Macaco pançudo.

Enquanto o Chico Rasia tenta atrair raios pra sua picape, aproveito as janelas de tempo pra gravar coisas por aqui. Isso vai desde "remix" trash da pobre Little Boots a sets violentos movidos à cerveja. Acumularam quatro nessa virada de mês, quem tiver tempo e coragem vá fundo. Sempre lembrando que é tudo ao vivo, sem retoques, então os erros também estão lá, som cru, tosco e pesado. Play.

LLM setmix 091211 by looplemonkey

LLM setmix 091129 2 by looplemonkey

LLM setmix 091129 by looplemonkey

Earthquake - Little Boots (Loop Le Monkey live remix 091128) by looplemonkey

12/12/2009

Weather Monkey

Faz tempo que eu não escrevo nada aqui pro blog. Mas não é sem motivo: estou terminando os créditos no mestrado e comecei o trabalho de campo para a dissertação. E é sobre isso, algo que não tem nada a ver com o LLM que eu resolvi escrever hoje...

Quem me segue no twitter (@chicorasia) pode ter visto uns comentários sobre Storm Chasers. Além de ser fã da série ultra-mega-weather-geek, minha pesquisa é fortemente inspirada pelos métodos, plataformas e equipamentos usados pelos malucos norte-americanos. É claro que não temos sequer uma fração do dinheiro que a equipe do Wurman tem...


Para minha pesquisa, transformei minha picape em uma mesorrede móvel, uma estação meteorológica sobre rodas; levei quase dois meses construindo os componentes de madeira e os mastros metálicos, cabos, conectores, tirantes... Finalmente, essa semana consegui fazer as primeiras medições (com ajuda da @simonecdias), em dois pontos de Curitiba. Com as medições de vento a 3m e 5m de altura (nunca feitas aqui na cidade), pretendo alimentar um modelo digital da dispersão dos poluentes dos carros e ônibus das avenidas estruturais de Curitiba, para compreender os impactos das alternativas de zoneamento, ocupação do solo e tipos de edificações sobre a dispersão desses poluentes. Um fragmento da pesquisa - o projeto piloto na zona central de Curitiba - pode ser visto na minha página no Slideshare.


Nada que se faz ou se aprende é perdido, por mais disperso que possa parecer. Em um trabalho como esse, muito da experiência com o LLM - elementos de programação, compreender diferentes interfaces entre hardware e software, fundamentos de cibernética - está encontrando nova aplicação. E quem vier assistir nossas próximas apresentações pode encontrar mapas meteorológicos e simulações de vento no meio da fuzarca visual...
Related Posts with Thumbnails
 
BlogBlogs.Com.Br